Ramona Gayão é produtora cultural, artiz e arte educadora. Como produtora executiva do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia produziu, de 2008 a 2012, mostras coreográficas, montagens e turnês dos seguintes espetáculos: Isadora, do coreógrafo Luiz de Abreu; .Africa do espanhol Victor Navarro; 1POR1PRAUM, com direção artística de Jorge Vermelho e supervisão coreográfica de Renata Melo; A quem possa interessar, do coreógrafo Henrique Rodovalho; À flor da pele, de Ismael Ivo; Pedro e o lobo, com direção artística de Jorge Vermelho e direção musical de Carlos Prazeres; Essa tempestade, do coreógrafo Claudio Bernardo (uma co- produção internacional para o festival EUROPALIA – Bélgica); …Ou isso, de Jomar Mesquita. Produziu ainda a exposição fotográfica Dança do Tempo, da fotógrafa Isabel Gouvea e realizou apoio de produção na publicação do Catálogo BTCA 30 ANOS, ambos em comemoração aos 30 anos da Cia.
Como integrante do Grupo Vilavox (2008 a 2014) exerceu múltiplas funções na área de produção, atuação e formação. Durante este período foram realizados diversos projetos aprovados via editais pelo Fundo de Cultura e Prêmios, como o Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, Prêmio Myriam Muniz 2012, realizando a circulação em três estados do Nordeste em 2013 – Bahia, Sergipe e Alagoas. Tendo participado também de vários festivais, como FILTE (Festival Latino Americano de artes cênicas); Mostra de Artes SESC – Aldeia Pelourinho; Mostra – Aldeia Olhos D’água, em Feira de Santana; 6ª edição do FIAC Bahia; Palco Giratório 2014, contemplando 30 cidades e 13 estados do Brasil; Festival Maré de Março 2015 e 2017; Mostra Baiana no FRINGE do Festival de Curitiba; Festival de Guaramiranga; Sommerwerft Theaterfestival am Fluss – Festival de Teatro em Frankfurt (Alemanha). Em 2012 o Grupo Vilavox recebe o Prêmio Braskem de Teatro, como Melhor Espetáculo infanto-juvenil com O Segredo da Arca de Trancoso.
Assinou a direção do espetáculo infantil Splints – No mundo da imaginação com Maick Barreto, pela Companhia Espírita de Artes Cênicas.
Licenciada em Teatro pela UFBA, desenvolveu atividades pedagógicas nas principais organizações não-governamentais de Salvador. É sócia-fundadora do projeto para crianças, Quintal de Vó.