Consiste na realização de uma produção teatral calcada numa pesquisa sobre um tipo de representação do teatro popular da região Nordeste, componente também presente da cultura local da cidade de Madre de Deus – BA, que, por este motivo, localização e pela facilidade logística para realização das ações, foi escolhida para sediar a maior parte das ações previstas neste projeto.
Voltada para um público misto de jovens e adultos, o projeto será executado em três etapas distintas, que juntas totalizarão 4 meses de trabalho. Na 1ª etapa “Oficina”, com duração de 02 semanas, serão selecionados através de experimentos práticos conduzidos pelos diretores os 20 “Atores-pesquisadores” que formarão grupos de trabalho para atuação nas diversas áreas de criação do espetáculo (Produção, Direção, atuação, dramaturgia, música, cenografia, figurino e adereços). Na 2ª etapa “Pesquisa”, com duração de 06 semanas, os selecionados, sob orientação dos diretores, darão continuidade ao levantamento de dados, aprofundamento da pesquisa e a criação dramatúrgica do espetáculo; por fim, na 3ª etapa “Encenação”, com duração de 2 meses, acontecerá a montagem da encenação e a realização do Circuito Arquipélago com 04 apresentações da peça nas ruas das cidades de Madre de Deus, 02 nas ruas de Salvador, 01 na Ilha de Maria Guarda, 01 na Ilha da Paty, 01 em Bom Jesus dos Passos e 01 na Ilha das Fontes, todas pertencentes à Baía de Todos os Santos. Também será resultado deste projeto a criação de um “Caderno Artesanal” como resultado da pesquisa que ficará disponível na Biblioteca Municipal de Madre de Deus e numa versão online.
Consciente da riqueza de expressões do nosso patrimônio cultural, partimos dos “Dramas e Comédias” e propomos ainda a criação de um novo circuito para as artes: o “Circuito Arquipélago”, que ganha esse nome por incluir ilhas da “Baía de Todos os Santos” no circuito das artes da Bahia e almeja fazer da ida aos locais que pouco ou nunca receberam espetáculos teatrais, uma oportunidade de conhecer, estudar, registrar e divulgar este “teatro popular”, promovendo, ainda, o intercâmbio artístico para troca de experiências, o estímulo às novas pesquisas e o aprendizado com outros tantos artistas, grupos e com as comunidades em geral.
“Dramas e Comédias – Oficina, Pesquisa e Encenação” é uma proposta de construção teatral coletiva a partir de intensa pesquisa-prática sobre estes pequenos “musicais” populares e também sua aproximação com outros gêneros dramáticos da história do teatro brasileiro. Tanto com o melodrama, gênero que mistura canto, música e ação dramática, que surgiu no século XVII na Europa, bem como com o teatro de revista que começou ao final do século XIX e que teve seu auge no Brasil em meados do século XX. Acreditamos que é importante reconhecer traços e elementos relevantes para a linguagem e história do teatro, mas sempre tendo como ponto de partida a experiência dos participantes com suas formas de “representação”. E com a apropriação dos elementos desencadear numa recriação do “gênero” que seja apresentada nas ruas da cidade.
Direção:
Claudio Machado e Jarbas Bittencourt